Seu abdome

O abdome tem sido cada vez mais cultuado, especialmente em cidades e locais em que a exposição corporal se dá de maneira mais, digamos, explicita. O famoso abdome “tanquinho” é objeto de desejo de todos, do mais novo ao mais velho. Ele representa saúde e preparo físico e é capaz até mesmo de apimentar fantasias sexuais.

Mas o que acontece que algumas pessoas conseguem ter e outras não? Não se iiluda, todos conseguem, apenas vão existir fatores que vão facilitar ou não a obtenção do “tanquinho de lavar roupa”.

Em primeiro lugar temos que pensar no abdome como centro do equilíbrio corporal. Postura, ou a falta dela, é o primeiro fator. Quem mantem um nível de atividade física ou até quem mesmo mantém o abdome tensionado a maior parte do tempo, leva vantagem, independentemente da “capa” adiposa que pode estar presente.  Você já percebeu como é bonito quem tem uma postura correta? Pois é, não é apenas bonito, é saudável. A postura correta além de conferir ao corpo um padrão mais agradável, protege a coluna vertebral de lombalgias e dores diversas.

Outro aspecto importante é o percentual de gordura (confira abaixo na tabela o seu percentual de gordura ideal e o aceitável para sua idade. Não sabe como calcular a sua? Então clique no link http://www.corpoperfeito.com.br/tools/calculadoras/pgc/default.aspx,  e preencha com sua idade, peso e cirunferencia abdominal para ter uma idéia do seu percentual de gordura). Quem tem um percentual dentro dos níveis aceitáveis para sua idade tem maior chance de conseguir esse “troféu”. Isso porque temos que pensar que não temos apenas a gordura visível no abdome. Temos uma outra que não podemos ver mas podemos sentir e até mesmo temer: a gordura intra-abdominal.

PERCENTUAIS ACEITÁVEIS DE GORDURA CORPORAL
Sexo Homens Mulheres
Idade Aceitável Ideal Aceitável Ideal
menos de 30 13,0 9,0 18,0 16,0
30 – 39 16,5 12,5 20,0 18,0
40 – 49 19,0 15,0 23,5 18,5
50 – 59 20,5 16,5 26,5 21,5
mais de 60 20,5 16,5 27,5 22,5

Fonte: Cooper, 1987

A gordura intra-abdominal tão temida por todos encontra-se literalmente dentro do abdome. É uma capa de gordura, que nós médicos chamamos de epíplon ou omento. É como se fosse uma verdadeira cama para que as alças intestinais possam repousar sobre ela. Só que como toda gordura do corpo, ela também engorda ou emagrece. O problema é que quando ela engorda não podemos retirá-la com facilidade. Temos que emagrecer mesmo. A remoção cirúrgica é possível mas extremamente arriscada para realizarmos, porque envolve um procedimento abdominal, que vai deixar as alças intestinais sem seu leito adequado, sem sua “cama”. Ainda envolve outros aspectos como a possibilidade de necrose das alças intestinais e de termos aderências das alças no pós-operatório e por causa disso, inúmeras cirurgias corretivas. Realmente, fazer isso em nome da estética não é muito aconselhável.

Bem, como deu para perceber, é uma grande cascata, em que um fator “puxa” o outro, dependendo dele mesmo e também do outro para chegarmos num equilíbrio. Então onde entram os procedimentos cirúrgicos?

A cirurgia de abdominoplastia é uma alternativa quando há pele excedente no abdome, seja por causa de uma gravidez ou por causa de ganho e perda sucessivos de peso. Além disso, trata também a flacidez da musculatura abdominal, aproximando os músculos do abdome que se distanciaram principalmente após uma gravidez.

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é extensa e localiza-se, horizontalmente, logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do tipo do abdome e do que vai ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho, e infalivelmente passará por vários períodos de evolução que vai desde um avermelhamento da cicatriz inicialmente até ao espessamento e escurecimento que nela ocorre e que pode durar 6 ou 12 meses até o clareamento, após esse período.

O umbigo será reposicionado e remodelado e existirá uma cicatriz circundando-o e que sofrerá a mesma evolução das outras cicatrizes.
Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de “inchaço”, que regridem espontaneamente. Nesta fase, poderá ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”. Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 12 a 18 meses pós-operatórios.

Nem sempre a cirurgia plástica do abdome corrigirá o excesso de gordura sobre a região do estômago. Muitas vezes, para se adquirir a silhueta mais próxima do desejado, será necessária a realização de uma lipoaspiração dessas áreas em outro tempo cirúrgico.

86 comments

  1. Ana Carolina

    Olá, Dr. Allan, boa tarde

    Em seu consultório em Ipanema, é aceito algum plano de saúde para a marcação da consulta ou a consulta é particular?

  2. Olá Ana Carolina

    Não aceito planos de saúde. As consultas são particulares. Mas eu posso te dar um recibo e você tentar o reembolso pelo seu plano de saúde.

    Atenciosamente,

    Dr Allan

  3. olá Viviane

    é claro que tem como a gente dar um jeito.

    Por que você não marca uma consulta pra eu poder ver que solução dar no seu caso?

    Atenciosamente,

    Dr Allan

  4. Cleide Garcia

    Dizem que muitas pessoas que fazem a cirurgia de abdome fica depois com problemas de aderêrencia.
    Penso em fazer a cirurgia mas gostaria de saber qual a porcentagem de pessoas que ficam com esse problema pós-cirurgico, pois tenho medo, por ter problema de intestino preso, complicar com uma aderência posteriormente.
    Desde já muito grata.

  5. Sra Cleide,

    Aderencias ou bridas são resultado de cirurgias intra abdominais onde há a manipulação das alças intestinas e não de uma abdominoplastia, que não entra dentro do abdome. Na abdominoplastia nós retiramos a pele e gordura excedentes antes da camada muscular, ou seja, antes de entrar realmente no abdome.

    Obrigado pela pergunta

    Att

    Dr Allan Bernacchi

  6. Leandro Felix

    Bom dia, Dr. Allan fui submetido a uma cirurgia de apendicite e fiquei com uma cirurgia horrível porque o corte foi ruim. Sera que tem jeito de refazer??? Sendo q eu engordei 5kg. Tenho 1.78m de altura e 85kg. Aguardo sua resposta.
    Att
    Leandro Felix

  7. Olá Leandro

    A cicatriz inestética é um ramo de atuação da cirurgia plástica também. Ou seja, posso ajudar com certeza de alguma forma. Mas para tal é necessário uma consulta médica, pois preciso ver e planejar a bordagem cirurgica e saber de seu passado médico e solicitar exames para podermos realizar esse procedimento em segurança.
    Aguardo um contato seu com meu consultório para agendarmos a sua consulta. Trabalho as 2as, 4as a tarde e aos sabados alternados pela manhã no meu consultório.
    O telefone de lá é 21 2267-7722 e 21 8860-7722

    Atenciosamente,

    Dr Allan Bernacchi

  8. anapaula

    tenho 36a e fiquei com uma barriga feia caida flacida apos uma gravidez isso ja faz 20a tenho muita vontade de fazer essa cirurgia mais as condiçoes nunca me permitiram, gostaria de saber se tem algum hospital gratuito, sei que e dificil, estou falando de estetica, mas, isso pode me ajudar muito se puder me indicar um agradeço.

  9. Olá Ana Paula

    Procure por serviços de cirurgia plastica que realizam esses cirurgias gratuitamente, como o Hospital Pedro Ernesto da UERJ ou o Hosp Barata Ribeiro

    è o meu melhor conselho!!

    Boa Sorte!!

  10. Olá boa noite dr Allan, tenho 23 anos morro de vergonha com minha cicatriz de apendicite, gostaria de saber se tem reparo ?

  11. Patrícia Mendes

    Olá dr Alan!
    Sobre abdominoplastia, qual o período de recuperação e exercícios necessários para o pós cirúrgico.

    Obrigada

  12. Patrícia Mendes

    Vc faz cirurgias em botafogo ou só em Ipanema?

  13. Anna Paula David

    Bom dia Dr Allan
    Fiz bariátrica e agora preciso fazer correções gostaria de saber se faz cirurgia reparadora de braço, barriga e peito? Se aceita plano de saúde Golden especial.

  14. ANA CAROLINA, SUA CICATRIZ PODE MELHORAR SIM!

    MARQUE UMA CONSULTA QUE EU VEJO O QUE POSSO FAZER OK?

    ATT.

  15. OLÁ PATRICIA
    GERALMENTE LIBERO EXERCÍCIOS LEVES A PARTIR DO 30° DIA E GRADATIVAMENTE VÃO EVOLUINDO.

    DR. ALLAN

  16. FAÇO CIRURGIAS ONDE NÓS COMBINARMOS.

    IPANEMA E NA BARRA SÃO ONDE TENHO CONSULTÓRIO

    DR. ALLAN

  17. OLÁ ANNA PAULA

    FAÇO ESSAS OPERAÇÕES MAS NÃO TENHO PLANO DE SAUDE ALGUM. COMOO O SEU PLANO DEVE COBRIR UMA OU OUTRA OPERAÇÃO, COSTUMO COBRAR A EQUIPE MÉDICA SEPARADAMENTE, COM RECIBO PARA SOLICITAR O REEMBOLSO DO SEU PLANO. A PARTE HOSPITALAR O SEU PLANO DEVE COBRIR.

    DR. ALLAN

  18. Boa tarde, dr. Allan.

    Tenho muita gordura na região abdominal e isto já está me causando vários problemas de ordem física e psicológica. Sei que estou bem acima do peso, mas tenho colegas que já fizeram abdominoplastia nessas condições também e obtiveram sucesso. Gostaria de saber se posso agendar uma consulta com o senhor ou se no meu caso não tem como operar. Obrigada!

    Dados:
    Altura : 1,60m
    Peso: 100 Kg

  19. Caroline

    Olá, Dr Alan!
    Sou magrinha mas tenho a famosa barriga de chopp mas não tenho nem pele para abdominoplastia, qual a melhor maneira para conseguir eliminá-la, sou praticante de musculação a 2 anos e faço acompanhamento com nutricionista, mas a barriga insiste em ficar!!!
    Obrigada

  20. Victoria

    Quero fazer uma cesariana seguida de abdomemplastia para tirar a ggordura da bexiga que me incomoda muito è possivel? ??

  21. Ana carolina

    Boa tarde,
    Quero marcar uma consulta de avaliaçao como faço?

  22. Suelen

    Olá, Fiz a minha cirurgia bariátrica há 6 anos e gostaria de saber sobre as cirurgias reparadoras paga pelos planos de saúde. Isso é realmente real? Porque não consigo nenhuma informação na internet.

  23. Sra Aline

    cada caso é diferente e por isso que a consulta médica é tão importante

    Por favor marque uma consulta pra gente chegar na melhor conduta para o seu caso

    atenciosamente

  24. Sra Ana Carolina

    Ligue para o meu consultório e agende sua consulta!

    2267-7722 98860-7722 96611-7447

    Atenciosamente

  25. Sim

    Seu plano pode arcar com uma ou duas cirurgias para reparação se o que te incomoda atrapalha o seu bem-estar e sua função.

    Procure seu plano para maiores esclarecimentos. Nem tudo está na internet…

    Sucesso

  26. Sra Victoria

    Não entendi sua colocação

    Cesariana é um procedimento para que possamos retirar um bebê do ventre da mulher

    Abdominoplastia não pode ser feito junto com uma cesariana.

    Aguardo esclarecimentos

  27. Sra Caroline

    Por isso a consulta médica é imprescindível.
    Preciso analisar seu abdome e entender que tipo de deposito de gordura você está falando, entre outras coisaS>

    Aguardo você marcar uma consulta

    Atenciosamente

    Dr Allan

  28. Mr.Jones

    I am in the states and I heard of a surgery where they implant or make your stomach into a 6 pack. How long would the full procedure be. I understand you have to do test and other things prior to doing the surgery. I am asking because I am in the US and I was thinking of taking 2 weeks off of work to try to get the full procedure done

  29. Urban legend

Deixe a sua mensagem

t;