Lipoaspiração e Lipoescultura

Lipoaspiração e Lipoescultura

A cirurgia mais realizada no Brasil é a Lipoaspiração. Deve ser realizada com o propósito de devolver ou criar o contorno do corpo. Não deve ser usada como fórmula para emagrecimento. O objetivo principal é remover os acúmulos de gordura, nos locais em que eles existam, dependendo do biótipo de cada individuo, visando harmonizar a forma corporal, fazendo que se defina a silhueta. Os melhores resultados são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes têm maior probabilidade de deixar irregularidades.

As lipodistrofias (depósitos inadequados de gordura) têm caráter hereditário e racial e funcionam como gordura de reserva. Fatores hormonais (estrogênios; menopausa) e hábitos alimentares são grandes influenciadores nesta deposição de gordura. O tecido celular subcutâneo (gordura), em cada área do corpo, possui configuração histológica distinta. No tipo ANDRÓIDE (masculino) a gordura é preponderante na parte superior do corpo, acima da cintura. No tipo GINECÓIDE (feminino), a obesidade é glúteo-femoral, com predomínio de tecido adiposo no abdome inferior, nádegas, quadris e coxas.

As células gordurosas da parte superior do corpo são funcionalmente diferentes das da parte inferior. São mais sensíveis à adrenalina e insulina. Reduzir o tamanho de células do padrão andróide é bem mais fácil que reduzir o grande número destas células na obesidade padrão ginecóide, devido à presença de hiperplasia. Isto explica as dificuldades de perda de peso nas mulheres com este padrão de obesidade, e torna fácil admitir a necessidade freqüente de intervir cirurgicamente.

Mesmo que haja perda de peso, o número de células adiposas permanece o mesmo (não há redução no número destas células). Os adipócitos formam uma reserva de energia que se expande e se contrai de acordo com o balanço energético do organismo. No adulto existem cerca de 30 bilhões de adipócitos que equivalem a 15 Kg de gordura que armazenam 135.000 calorias. Esta energia é suficiente para suportar 40 a 50 dias de jejum. Assim, após uma lipoaspiração é necessário que se atente para a necessidade de evitar ganhos de peso. Suporte de uma nutricionista é essencial para isso, principalmente na fase da menopausa.
A lipoaspiração é feita através de cânulas que penetram a camada gordurosa através de pequenas incisões na pele, colocadas estrategicamente para serem ou se tornarem imperceptíveis, aspirando todo excesso. Mas aí já tem uma dúvida: Quanto de gordura tem de ser tirada?

A regra manda que você tenha que confiar no bom-senso do seu cirurgião. Mas aí existe outra questão: Você conhece alguém que diz não ter bom-senso? Então para solucionar essa questão, vá a algum cirurgião plástico que já tenha operado algum amigo ou conhecido e que seja cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br). Só desta forma podemos ter certeza que ele foi treinado para executar técnicas consagradas que visam solucionar a queixa do paciente, ao mesmo tempo em que não deixa de pensar na segurança do procedimento.

4 comments

  1. Ana Lucia M.Silva

    Oi doutor.Gostaria muito de fazer uma lipo e talvez eu precize de uma reporaçao;pois depois que tive meu filho eu fiquei com estrias na barriga sera que teria como “reparar” isso?E eu sei que qualquer procedimento cirurgico é arriscado,mais… eu tenho medo de fazer e alguma coisa der errado.Como eu sei que eu posso fazer e nada vai dar errado?E gostaria de saber mais ou menos quanto sai uma cirurgia dessa?Eu moro em pretropolis e aqui é muito caro. Abraços ANA

  2. Analis

    oi Dr Allan.
    Estou aqui tentando emagrecer sem conseguir e pensei que voce poderia resolver meu problema.
    Estou ciente de que, como voce mencionou acima, a lipoaspiracao nao deve ser usada como formula de emagrecimento. Porem, gostaria de saber qual o limite de obesidade para a lipoaspircao. Ou seja, a partir de que ponto (x % acima do peso ideal) a paciente nao tem mais indicacao para lipo pois ja passou muito do peso para o qual a lipo eh indicada. Obrigada 🙂

  3. Ola Analis,
    Obrigado pelo contato

    O ideal é que a lipoaspiracao seja um procedimento para modelar, corrigir pequenas imperfeicoes, foi desenvolvida para tal.
    O ideal é que a candidata apos a consulta medica, estaja com seu indice de massa corporal abaixo de 27, pois acima disso teremos um aumento do risco cardiologico ao procedimento cirurgico.
    O indice de masssa calcula-se da seguinte forma:

    PESO
    ——— = I.M.C
    Altura x altura

  4. Ola Ana, obrigado pelo contato e desculpe pela memória, coisas do mundo digital…

    Bem falando sobre estrias elas infelizmente até hoje não tem tratamento definitivo. Existem tratamentos cosméticos que maqueiam ou melhoram o aspecto.
    geralmente depois da gravidez há um distendimento da pele do abdome e também um afastamento da musculatura do abdome, gerando no total, uma flacidez no aspecto do abdome.
    Risco todo procedimento tem. O que faço sempre é solicitar todos os exames e avaliar os riscos e exponho-os ao paciente.
    Infelizmente eu não dou preços sobre procedimento, pois seria leviano em virtude de eu não ter te examinado pessoalmente numa consulta médica, o que acho imprescindível.
    Marque uma consulta no meu consultório para batermos um papo e ver se conseguimos chegar num acordo bom pra todos!

    21 22677722

    Abraços

Deixe a sua mensagem

t;